top of page

Programas de
Pós-Graduação

A participação de programas de pós-graduação em iniciativas como o Programa MAI/DAI pode oferecer diversos benefícios estratégicos, tanto para o fortalecimento dos programas em si quanto para o desenvolvimento de seus alunos e pesquisadores.

 

Importante também destacar que Programas Profissionais de Mestrado ou Doutorado podem participar da Chamada do CNPq.

A implantação do Programa MAI/DAI não implica na criação de novo curso de pós-graduação na UFSCar. Trata-se de um Programa institucional, coordenado pelo Representante Institucional (RID) indicado pelo dirigente máximo da Instituição Executora do Projeto. No caso da UFSCar o RID junto ao CNPq é o Diretor Executivo da Agência de Inovação (Prof. Dr. Daniel Braatz), sendo este responsável pela submissão da proposta e implementação das bolsas na Plataforma Carlos Chagas - entre outras atribuições.

As bolsas de Mestrado (GM) e Doutorado (GD) são implementadas apenas para discentes com vínculo comprovado com algum PPG da UFSCar. As bolsas de ITI e PDI só podem ser implementadas após a indicação das bolsas de GM e GD.

 

Conheça algumas vantagens para os PPGs:

  • Aumento da Visibilidade e Reconhecimento: participar de projetos colaborativos com empresas aumenta a visibilidade do programa em diferentes setores, promovendo reconhecimento.

  • Atração de talentos: a visibilidade aumentada pode atrair estudantes e profissionais das Empresas Parceiras (e de outras instituições), enriquecendo o ambiente acadêmico.

  • Integração de pesquisa aplicada ao currículo: os projetos em colaboração com o setor empresarial permitem a incorporação de casos práticos de pesquisa aplicada, enriquecendo a formação oferecida e avaliação externa (CAPES) por conta do impacto gerado.

  • Expansão de Recursos e Financiamento: acesso a novos recursos de financiamento para pesquisa, além dos canais tradicionais.

  • Uso compartilhado de recursos: a colaboração pode incluir o acesso a laboratórios, equipamentos e software de ponta das empresas parceiras, reduzindo custos e ampliando as capacidades de pesquisa dos projetos envolvidos (e possivelmente de outras pesquisas do programa).

  • Estímulo à inovação: o contato direto com a Agência de Inovação e o setor empresarial estimula uma cultura de inovação entre estudantes e professores, encorajando o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias.

  • Desenvolvimento de Redes de Colaboração: a participação em programas como o MAI/DAI pode fortalecer e expandir a rede de colaboração entre universidades e empresas, facilitando futuros projetos conjuntos e intercâmbios de conhecimento.

  • Contribuição para a sociedade: os projetos desenvolvidos podem ter um impacto direto em questões sociais e econômicas, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social.

Os Programas de Pós-Graduação da UFSCar participantes nas chamadas de 2018, 2020, 2022 e 2024 são:

(Clique no Programa para acessar o site)

Estes programas estão alocados nos seguintes Centros da UFSCar:

(Clique no Centro para acessar o site)

bottom of page